Desde 22 de março deste ano o espaço do Casarão do Chá permaneceu fechado à visitação pública como medida de prevenção ao coronavírus, e retoma aos poucos as suas atividades de visitação aos domingos, a partir do dia 29 deste mês, juntamente com a retomada da “Exposição de Fotografia Natureza Viva”. Durante este período, mesmo fechado à visitação, pelo fato de o local ter um belo patrimônio em meio a uma natureza farta com muito espaço ao ar livre, houve muita procura por parte de visitantes que buscavam um espaço de lazer alternativo, arejado, e que não propiciasse aglomerações em meio à pandemia. Agora, com o quadro de coronavírus mais estabilizado em Mogi das Cruzes, o espaço começa a retomar suas atividades de visitação, cumprindo os protocolos de segurança.
Este ano, a partir de Novembro, a Associação Casarão do Chá recebe valiosa parceria da Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com a transferência de recursos financeiros mensais que auxiliarão no custeio da preservação e manutenção do edifício histórico, assim como auxiliarão no melhor desenvolvimento de atividades culturais no local.
Exposição de Fotografia Natureza Viva
Data: A partir de 29/11, somente aos domingos (data de término indefinido)
Horário: 09h às 17h.
Local: Casarão do Chá – Estrada do Chá 05, bairro Cocuera.
Entrada franca
A exposição é composta por aproximadamente 100 registros fotográficos do Grupo Jacutinga de Observadores da Natureza, com fotos de répteis, insetos, aves, mamíferos e inúmeros outros registros da natureza, principalmente da região de Mogi das Cruzes.
O grupo Jacutinga é formado por biólogos, veterinários, fotógrafos e outros amantes da natureza. Foi idealizado, a princípio, pelo saudoso Antonio Wuo, artista fotógrafo, professor, autor de livros de registros fotográficos da natureza, junto a outros membros, que da mesma forma são apaixonados pela natureza.
O grupo tem objetivos que vão muito além dos registros fotográficos, como:
- lutar pela preservação das espécies e dos seus habitats em nossa cidade;
- desenvolver projetos pedagógicos, criando uma consciência ambiental de modo lúdico e eficaz para as futuras gerações;
- fazer mapeamento da fauna e flora nas propriedades rurais da região, aconselhando na implementação de espécies da nossa flora que contribuirão para a manutenção e aumento da nossa fauna.
Mogi das Cruzes ocupa uma boa colocação no ranking do Wiki Aves – A Enciclopédia das Aves do Brasil, por espécies registradas, sendo a grande maioria dos registros feitos por membros do Grupo Jacutinga.
Organização: Grupo Jacutinga de Observadores da Natureza
Expositores participantes:
- Eduardo Frick
- Felipe Riente
- Marcio Gomes
- João Paulo
- Armando Stilhano
- David Sala
- Rachel Alves
- Luiz Ciaccio
- Lenira Botelho Ciaccio
- Ulisses Nemetz
- Ronaldo Cardoso
- Pedro Tomasulo
- Roberto Shimizu
- Denis Moura
- Eliza Carneiro
- Mauro Regalado
Contato: Luiz Augusto Ciaccio
E-mail : Ciacciolua@gmail.com
CEL: 11 99950-1990
Tel: 11 4723 1147
Apoio: Prefeitura de Mogi das Cruzes, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Subvenção através de transferência de recursos financeiros para a preservação e manutenção do espaço e auxílio para o desenvolvimento de atividades culturais e preservação da memória nipo-brasileira.