Neste domingo, dia 24 de Janeiro, o Casarão do Chá inaugura a exposição CHAER: GEOMÉTRICO E ORGÂNICO, e apresenta as performances de Fernanda Moretti Arte do Movimento. A exposição vai até 20 de Março, e estará aberta todos os domingos, à partir das 9h.
“MAURÍCIO CHAER, artista plástico conhecido em Mogi das Cruzes pelas curvas, volume e cores de suas peças, têm seu ateliê no bairro do Botujuru desde 1979. Têm na cerâmica e escultura sua paixão e suas obras estão instaladas em Mogi das Cruzes, Suzano, Ribeirão Pires, Cuiabá, São Paulo e até no exterior, em cidades como Madri e Lisboa.
Atualmente Maurício Chaer lida com concreto armado sustentado por rigorosa ferragem interior. A massa esculpida é monumental, mas joga-se ao alto de maneira leve num equilíbrio bailarino de formas arabescadas cuja sinuosidade sugere o vôo de pássaros em torno de um eixo imaginário. Material, forma e função se apresentam com o aproveito de areia, pedrisco, cimento e água, provavelmente restos de construções que verticalizam as cidades. E, ainda, como se fossem mostra da milenar arte do mosaico, revestem-se de pisos e azulejos que ofertam cor e alegria ao conjunto da obra. Seu caráter Contemporâneo permite lidar com as toneladas transformando-as em bailarinos sutis em passos acrobáticos. Na ordem do dia, na atualidade da concepção artística, Maurício Chaer joga com os elementos quais os Campana, agredindo tudo o que de formal seja imposto. E a mais pura expressão da vanguarda e da liberdade da qual somos tão carentes.
FERNANDA MORETTI, dentro desta forte expressão artística trabalha com o corpo em movimento. Com a estrutura física dos alunos apresenta uma performance que exibe como o ser humano pode modelar o seu próprio corpo.”
Texto: Ivone Marques Dias
Fotos: Ronaldo Garcia