1ª Mostra Sul Americana do Miksang Institute for Contemplative Photography

1ª Mostra Sul Americana do Miksang Institute for Contemplative Photography

1ª Mostra Sul Americana do Miksang Institute for Contemplative Photography

miksang

De 1º de junho a 6 de julho de 2014, no Casarão do Chá
Mogi das Cruzes, São Paulo – Brasil

 

Realização: Fotoclube do Alto Tietê e Miksang Institute for Contemplative Photography
Curadoria e Produção Geral: Tina Andrade
Co-Produção: Julie DuBose, Michael Wood e Miha Nakatani

 

Ao que parece nos tornamos seres iconofágicos: nos alimentamos de imagens. E são tantas… Incrível perceber que à medida que as câmeras ficaram mais eficientes e acessíveis, deixamos de olhar para as coisas como elas realmente são.

Essa super democratização do ato fotográfico fez – como bem disse Vilém Flusser – com que “o homem, ao invés de se servir das imagens em função do mundo, passasse a viver em função das imagens”.  Passamos a olhar para fotografias como se fossem janelas para o mundo. Da mesma forma, passamos a confiar mais na fotografia técnica (aquela resultante de combinações “perfeitas” de abertura, velocidade, foco, enquadramento,…) do que nos nossos próprios olhos.

Pensando nisso, Tina Andrade, presidente do Fotoclube do Alto Tietê e Miha Nakatani trazem para o Brasil a Iª Mostra Sul Americana de Miksang Fotografia Contemplativa, em co-realização com o Instituto Miksang para Fotografia Contemplativa do Colorado.

O objetivo da mostra é fazer com que nossas experiências e formas de como expressamos os momentos do nosso cotidiano tornem-se mais ricas e infinitamente variadas – muito mais do que podemos “PRÉ-VER”.

Miksang é uma palavra tibetana que se traduz como ‘Bom Olho’, e baseia-se nos ensinamentos do mestre de meditação, artista e estudioso da Shambhala e da Arte Dharma, Chögyam Trungpa, Rinpoche; e está voltada para a descoberta da verdade, da percepção pura.

“Vemos algo vívido e penetrante e nesse momento podemos expressar nossa percepção, sem fazer nada mais, acrescentar ou extrair nada. Significa ser totalmente honesto sobre o que está diante de nossos olhos. Como nos permitimos tornar mais disponíveis para as coisas ao nosso redor, sem os preconceitos, filtros e fórmulas, muitas vezes associados com a fotografia”, disse Michael Wood, que depois de uma bem-sucedida carreira como fotógrafo profissional no Canadá, começou a experimentar o surgimento de novas percepções com base em sua prática de meditação e estudo da Arte Dharma com Chögyam Trungpa.

Ao longo de 30 anos, Michael vem desenvolvendo, praticando e ensinando a Fotografia Miksang na América do Norte e Europa. Ele é o co-autor da obra Prática da fotografia contemplativa: Vendo o mundo com olhos puros, que foi publicada pela Shambhala Publications, em abril de 2011.

Julie DuBose, que assina a co-produção da mostra vem estudando e praticando Fotografia Contemplativa há 16 anos. Junto com Michael, fundou o Instituto no qual ensinam todos os níveis da Miksang. Julie é autora da obra A fotografia como uma expressão de olhos, mente e coração e escreve o blog Fotografia Miksang Vida Miksang, além de artigos para o jornal online Huffington Post.

A mostra será composta por um conjunto de obras dos estudantes certificados pelo Instituto na Fotografia Miksang.  Julie vê essa exposição como uma rara oportunidade de difundir o verdadeiro Miksang em momento de alta monetização da Miksang por “professores” (sic.) espalhados pelo mundo que, de fato, nunca estudaram a técnica em todos os seus níveis ou, ainda que tenham estudado, não foram treinados (ou autorizados) a ensiná-la, como diz.

Obrigada, “são seus bons olhos”!
Tina Andrade – curadora

 

Serviço:

A mostra ficará em cartaz de 1 de Junho a 6 de Junho de 2014, de 5ª a domingo, das 10 às 17 horas

Para mais informações, envie e-mail para:
fotoclube.altotiete@gmail.com
acasaraodocha@gmail.com