8º Encontro de Nôgaku – Imin Nô

8º Encontro de Nôgaku – Imin Nô

8º Encontro de Nôgaku – Imin Nô

flyer-casarao

No próximo domingo, dia 08/11, às 14h, o Casarão do Chá apresenta: VIII Encontro de teatro Nô

O teatro Nô é uma arte japonesa do século XIV que combina canto, dança, poesia e música em narrativa de uma maneira refinada e altamente simbólica. Foi criado por Kan`ami e seu filho Zeami, podendo ser considerada uma bela síntese da cultura japonesa. Desde o início do século XX até os dias de hoje, continua sendo muito estudado pelos ocidentais. Em 2001, a Unesco reconheceu o teatro Nô como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade.

A Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) realiza, semestralmente, encontros de teatro Nô chamados de Imin Nô. O termo pode ser entendido como “Nô de imigrantes, por imigrantes e para imigrantes”. Por estarmos em um país fortemente marcado pela imigração, o termoImin Nô define um encontro-reencontro com a singularidade que nos universaliza.

A Associação Brasileira de Nôgaku (ABN) é formada por imigrantes japoneses, artistas do Brasil e também da Venezuela. Dela fazem parte quatro grupos/escolas: Houyou Kai, fundado em 1988; Brasil Hosho Kai, fundado em 1990; Shouyou Kai, fundado em 2008; e o Brasil International Noh Institute (INI), fundado em 2013.

O primeiro grupo de teatro Nô do Brasil foi o Hakuyou Kai, criado em 1939 e ativo até meados dos anos 1990. A ABN iniciou suas atividades em 2008 e conseguiu reunir as quatro diferentes escolas de Nô existentes no Brasil, incluindo ex-membros do pioneiro Hakuyou Kai. Tradicionalmente, a junção de escolas distintas seria algo improvável no Japão, mas situados no Brasil os grupos se unem para fortalecer, divulgar e dar expressão à cultura japonesa através desta arte clássica.

Desta vez, para o VIII Encontro de teatro Nô, a ABN estará apresentando Takasago no Casarão do Chá. A seguir, um resumo da peça:

Um monge visitava a baía de Takasago com a sua comitiva quando um casal de velhos aparece varrendo as folhas de um grande pinheiro. O monge se dirige a eles e o casal lhe conta que aquele é o famoso pinheiro de Takasago, o qual faz par com o pinheiro de Suminoe. Juntos são chamados de Aioi-no-matsu, que significa “casal de pinheiros”. Ao final eles revelam ser a própria encarnação dos pinheiros de Takasago e Suminoe e embarcam num barco, desaparecendo no mar. No segundo ato, o espírito do pinheiro ressurge fulgurante para dançar e espalhar bênçãos.

 

Programação: 

14:00 – Primeira apresentação. Duração: entre 30 a 40min.
As quatro Escolas apresentarão, cada uma,  pequenos trechos de peças de Nô:
Hagoromo Kiri (Escola Kita)
Tsurukame (Escola Hosho)
Shojyo (Escola Kanze)
Atsumori (Escola Kongo)

14:40 – Intervalo de 10min

14:50 – Segunda apresentação. Duração aproximada de 30min.
Apresentação da peça Takasago.

Atenção: Não é permitida a entrada durante a apresentação do espetáculo, exceto nos intervalos.

 

Contato:

Associação Brasileira de  Nôgaku
Shigeru Matsumoto
Cel: 98487-2335
shigerumatsumoto@ymail.com
Facebook: Imin Nô
Evento: https://www.facebook.com/events/1246316072062042/