5° FESTIVAL DE CERÂMICA

5° FESTIVAL DE CERÂMICA

5° FESTIVAL DE CERÂMICA

Diversos ceramistas com centenas de peças, de tamanhos, formas e cores diferenciadas, compõem o 5° Festival de Cerâmica, uma das principais atrações do Casarão do Chá, a ser realizado no dia 05 de agosto (dom.), em Mogi das Cruzes, das 9 às 17h.

Atrações:

  • exposição e venda de mais de 2.000 peças de cerâmica
  • oficinas e demonstrações gratuitas de cerâmica:
    • oficina de modelagem –  inscrições por ordem de chegada.
    • oficina de torno – inscrições por ordem de chegada.
  • workshop de Raku – pintura e queima de peças ao vivo – inscrições antecipadas.
  • demonstração de Torno.
  • bingo beneficente pró Casarão do Chá – De peças e de vale – peças de cerâmicas do Festival.
  • degustação e venda de chás:
    • chá preto artesanal nacional.
    • chá verde artesanal nacional.
  • comida caseira:
    • orientais: sushi, temaki (sushi em forma de cone), obentō (tipo de marmita japonesa para uma pessoa), oniguiri (bolinho de arroz japonês), tempurá (vegetais e mariscos fritos), nikuman (tipo de pão recheado cozido no vapor), gyoza (pastelzinho no vapor recheado com carne de porco, verduras e temperos), manju (doce japonês), karintō (petisco japonês) entre outros.
    • diversos: bolos, biscoitos e pães artesanais, pizza no forno à lenha, picolés caseiros, geléias, massas artesanais secas e congeladas, molhos, entre outros.
  • bebidas: cervejas artesanais, chás artesanais, sucos de frutas, entre outros.
  • artesanatos diversos: Jogos de desafio e brinquedos educativos; caprichados bonecos, chaveiros e imãs feitos de feltro; Oshibana (plantas desidratadas naturalmente) compondo brincos, colares, anéis, cadernos e chaveiros; Buquês, arranjos, brincos e bonecas de origami; Bolsas e acessórios; Toalhas de crochê e ponto cruz, entre outros.
  • orquídeas, suculentas e outras plantas, animais.

Ao longo do dia os ceramistas estarão disponíveis ao público, com exibições e venda de seus trabalhos. O festival também contará com atrações demonstrativas e workshops. É esperada a visita da população local e de turistas de todo o Estado. O evento, com entrada gratuita, se consolida como um dos importantes encontros culturais da arte da cerâmica no Brasil. Artistas renomados com sólido trabalho, jovens artistas com designs diferenciados e iniciantes criativos estimulam entre si a troca de experiências e incentivam a formação de novos ceramistas.

O Festival será acompanhado de diversas barracas de alimentação, oferecendo comidas artesanais preparadas na hora, artesanatos diversos e plantas. O chá preto e o chá verde, produtos que originaram a construção da fábrica Casarão do Chá, inaugurado em 1942 e onde acontece o Festival, também poderão ser apreciados.

SERVIÇO:
* Entrada franca. Para participar das atividades gratuitas, basta chegar e se inscrever com 30min de antecedência.
* Aos que irão adquirir peças de cerâmica, consumir alimentos e produtos diversos, lembramos que no Casarão não é possível passar cartão, e aconselhamos trazer dinheiro trocado.

Para quem pretende VIR DE TREM E ÔNIBUS ao Festival, deve: descer na Estação Estudantes (Estação final de trem em Mogi das Cruzes) e sair pela catraca da direita (sentido de quem chega em Mogi) e andar 40m até o Terminal de Ônibus Estudantes (atenção para não confundir com a Rodoviária que é próxima do local). Dentro do Terminal, pega o ônibus E494 Granja Nagao, desce no ponto final Granja Nagao e anda 300 m na Estr. do Chá até o Casarão do Chá. O ônibus de volta sai da Granja Nagao e pára no Terminal Estudantes. Como há poucos horários de ônibus no domingo, o visitante deve conferir o horário de ônibus do dia 05.08 com a Secretaria de Transportes de Mogi (tel:11-4798-5122), com a possibilidade de haver horários de ônibus especialmente para o dia do Festival.

Quem vem de APLICATIVO DE TRANSPORTE E GPS: Não há sinal de celular próximo ao Casarão do Chá. Na Estr. do Nagao, siga as orientações das placas e por fim entre na Estr. do Chá – combine bem com o motorista do aplicativo, o horário e o ponto do retorno na Estr. do Chá, pois de manhã costuma ser tranquilo para chegar de carro bem próximo ao Casarão, mas à tarde só é possível chegar até a Estr. do Chá, e mesmo este fica sem lugar para estacionar, sendo possível somente circular com carro.

Ceramistas e ateliês participantes:

Acácia Azevedo
Ateliê do Quintal – Karina Ignacio
Arte com Barro
Artes Gato de Ouro – Brune Hampf
Beth Shiroto Yen
Chá de Coisinhas – Ângela Florencio
Cleide Vieira
Cumbuca Chic
Dani Bedollo
Drikatê
Donizete
Eliana Kanki
Eunice Coelho
Everton Santos
Fátima Rosa
Fernanda Gonçalves
Grupo Temtempu
Iweth Kusano
Jane H
Kazue Matsuoka
Kenjiro Ikoma
Marcelo Conegliam
Mariana Zoccoli
Marli Brejeiro Almeida
Miha Nakatani
MNK
Nilson Nicolini
Porcelana Kojima
Raquel Caseiro
Sergio Onodera
Studio Faby Cerâmica
Tatiane Kawata
Tony Chen
Tradef – Trabalho de Apoio ao Deficiente
Yuki
Yuuki Nakatani

Organização: Associação Casarão do Chá

Patrocínio :
Pascoal Equipamentos e Massas Cerâmicas Ltda.
Arte Brasil Ferramentas, Acessórios e Equipamentos para Cerâmica.

Apoio: Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes