Artífices da Madeira – Mobiliário e Objetos

Artífices da Madeira – Mobiliário e Objetos

Artífices da Madeira – Mobiliário e Objetos

No próximo dia 02 de Abril de 2017, às 9h, ocorrerá no espaço do Casarão do Chá a abertura da exposição Artífices da Madeira – Mobiliário e Objetos, que ficará em exibição todos os domingos até 21 de Maio de 2017. Com curadoria de Dimitri Buriti, esta exposição traz objetos e móveis em madeira, reunindo artistas com propostas diferenciadas. Algumas das peças expostas:

1 - Fotografia de Fernando Mendes de Almeida - madeira Freijó 2 - fotografia de Fernando Mendes de Almeida - madeira Freijó Fotografia de Julia Krantz - Mesa Guavira - madeira Laminado naval Cedro Fotografia de Julia Krantz - Poltrona Suave - madeira Laminado naval Cedro Fotografia de Morito Ebine - Cabide Arvore - madeira Imbuia & Peroba Mica Fotografia de Morito Ebine - Cadeira Weg - madeira Freijó

 

 

Release por Julia Krantz:

“VIDA DA ÁRVORE ACABOU, NÉ, ASSIM QUANDO CORTOU, VIRA MADEIRA. MAS DEPOIS DE VIRAR MADEIRA, QUANDO VIRA ASSIM OBJETO, AÍ PODE COMEÇAR NA SEGUNDA VIDA, DE USO. ”

MORITO EBINE

O trabalho feito com as mãos estimula o trabalho mental, ou como diria Richard Sennett, “fazer é pensar”. Imbuídos dessa premissa os artífices aqui reunidos aprenderam, ao longo dos anos passados em contato direto com a matéria prima de sua escolha, a compreendê-la e utilizá- la com o respeito que se dá a um ser vivo. A madeira, que já foi árvore, se transforma a partir das mãos habilidosas do artesão e ganha a forma de um banco, de uma escultura, de uma casa.

Dos incontáveis encontros no alto da Serra da Mantiqueira, no espaço de pensar/fazer/pensar do nosso amigo e mentor Morito Ebine, extraímos idéias, técnicas, conhecimento, sugestões e críticas cujo resultado se traduz hoje nessa pequena mostra do que é possível se produzir através do trabalho artesanal com essa matéria tão nobre e generosa.

O Casarão do Chá se integra harmonicamente a essa idéia, construído a partir de técnicas japonesas de carpintaria que trabalham a madeira por meio de encaixes complexos, elegantes e duráveis, restaurados com maestria por Tetsuya Nakao, arquiteto-carpinteiro vindo do Japão com a tarefa de recuperar o edifício.

A edificação, os móveis, os objetos e os artífices se entrelaçam por um momento em uma atmosfera onde o observador não é mero espectador, mas um novo canal possível de disseminação e resgate da apreciação do trabalho manual.

 

Expositores:

Morito Ebine – Santo Antonio do Pinhal

Julia Krantz – São Paulo

Fernando Mendes – Rio de Janeiro

 

Expositores convidados:

William e Wagner S. Manarim – Santo Antonio do Pinhal

Fernanda P. Barreto – Santo Antonio do Pinhal

Ricardo Graham – Rio de Janeiro

 

Contato:

Julia Krantz

Tel/fax: (11) 38657724

Cel: (11) 999831162

juliakrantz@hotmail.com

juliakrantz@juliakrantz.com.br

www.juliakrantz.com.br