Exposição “Teia Mundial de Caricaturas” – Fábio San Juan

Exposição “Teia Mundial de Caricaturas” – Fábio San Juan

Exposição “Teia Mundial de Caricaturas” – Fábio San Juan

A exposição “Teia Mundial de Caricaturas” apresenta trabalhos do artista gráfico Fábio San Juan a partir do dia 08 de março de 2015, domingo, no Casarão do Chá.

Nesta exposição, o artista nascido e residente em Piracicaba, terra do Salão Internacional de Humor, apresenta caricaturas de celebridades como Nicolas Cage, papa Francisco, presidente Dilma, Ariano Suassuna, Santos Dumont, Tomie Ohtake, e muitos outros. São 30 trabalhos, executados com tinta a óleo, acrílica e alguns toques de giz pastel, em sua maioria no formato 30x40cm.

“Os trabalhos estarão interligados por uma teia. A ideia é relacionar a teia da world wide web – internet – com a teia do Homem-Aranha e como este personagem representa a nossa atualidade”, diz.

A mostra fica no Casarão do Chá até o dia 19 de abril de 2015, e tem entrada gratuita.

 

A teia de Caricaturas e a teia mundial

O artista explica que as caricaturas são um desenvolvimento natural da produção de quase dez anos trabalhando ininterruptamente com caricaturas ao vivo e por encomenda,  oferecidas ao público primeiramente por meio de uma publicação de humor editada em sua cidade natal, e depois via site de vendas na internet. “Atendemos, eu e minha esposa Catarina Landim, principalmente ao público de casamentos, desde 2007”.

San Juan trabalha, desde então, com caricaturas nos mais diversos meios, e para os mais diversos fins: para publicações impressas, websites, livros didáticos, e muitos outros.

A exposição que é inaugurada agora surgiu devido ao convite da Associação Casarão do Chá. O artista conta como surgiu a ideia do conceito da mostra:

“A ideia da exposição Teia Mundial de Caricaturas nasceu quando fui listar personagens que estão em evidência nos meios de comunicação da atualidade. Pois para o público desfrutar melhor a arte da caricatura é necessário que conheçamos muito bem a pessoa que está sendo “distorcida” num desenho caricato.

Pesquisando na internet e levantando os candidatos a serem retratados, veio-me à cabeça a expressão “world wide web”, que quer dizer, se traduzida literalmente, “teia que abrange o mundo todo”. Na hora pensei: “Teia? Um dos personagens mais populares do mundo é o Homem-Aranha…” Que personagem melhor que esse para representar uma porção de coisas que representam a nossa época? Conectividade, hiper-ligação com conteúdos, violência, humor irônico…”

Em seguida, San Juan declara que surgiu a ideia de fazer a instalação que conectaria as caricaturas entre si. “É o hiperlink da internet e a teia do Homem-Aranha. Fazendo às vezes conexões que parecem absurdas, mas é tudo verdade, tem piadas que já vieram prontas…” declara. “Como ligar Nicolas Cage, Santos-Dumont, Dilma, Big Brother, Charlie Hebdo, Pelé e Tomie Ohtake numa teia de ligações? É o que vocês verão na mostra”.

 

Workshop de Caricaturas

O artistas irá oferecer, no dia da abertura da exposição, 08/03, domingo, às 10h da manhã, um workshop de Caricatura, no qual falará um pouco da história da caricatura e sua própria trajetória. Também proporcionará aos participantes a parte prática na qual irá propor exercícios de percepção para caricaturas ao vivo, autocaricatura e dicas de como realizar a distorção cômica, necessária para a confecção de trabalhos no gênero.

Para participar do workshop é necessário fazer uma pré-inscrição pelo telefone (11) 4792-2164 ou pelo e-mail acasaraodocha@gmail.com . A taxa de participação para o workshop é de R$15, no qual está incluído o material para o participante.

 

Currículo resumido 

Fábio San Juan

fabiosanjuan

Fábio San Juan tem 40 anos, nasceu em Piracicaba, SP, onde vive hoje com a família. Piracicaba é a terra do Salão Internacional do Humor, cidade com tradição em Desenho de Humor e Artes Plásticas.

É artista gráfico e professor de História da Arte licenciado pela Unicamp. É casado com a artista Catarina Landim e tem três filhos.

Já participou de várias edições do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (1993, 1994, 1998 a 2000), Salão Universitário de Humor da Unimep (1993,1994), Salão Nacional de Humor de Amparo (1994,1996) e Bienal Internacional de Quadrinhos do Rio de Janeiro (1993), além de outras mostras de humor gráfico.

Publicou histórias de quadrinhos e ilustrações periodicamente em veículos de imprensa locais como Jornal de Piracicaba, A Tribuna Piracicabana, Viletim, e outros. Hoje, publica na revista Cidade Nova (www.cidadenova.org.br), publicação de circulação nacional, uma ilustração mensal na seção infantil da revista, em parceria com sua esposa Catarina Landim.

Editou publicações impressas de humor gráfico como Jornal Rio e Dois Palitos, além do jornal mensal de arte e cultura Portaberta.

Ministra cursos e palestras em várias escolas de arte e instituições como Sesc, Esalq, Sindicato dos Bancários, Prefeitura de Piracicaba, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, etc., além de atuar como curador de exposições.

Atua como caricaturista ao vivo de eventos desde 2005. De 2007 a 2013 manteve, com a esposa Catarina Landim, o site de vendas de caricaturas e lembrancinhas para casamentos Casando no Papel.


Seu trabalho de caricaturas pode ser visto no site www.caricaturasfabiosanjuan.com.br e no perfil do Facebook  “Fábio San Juan”.